Estados Unidos; 1947 - 1987
Ver obras do artistaPintor, desenhista e gravador, Jorge Guinle Filho nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 1947, e faleceu em 1987. No mesmo ano de seu nascimento, mudou-se com a família para o Brasil, estabelecendo-se no Rio de Janeiro até 1955. Entre 1955 e 1962, acompanhando a mãe, viveu em Paris e, posteriormente, em Nova York, onde permaneceu até 1965.
Durante sua estadia na França, além da formação escolar regular, iniciou-se de maneira autodidata na pintura, frequentando assiduamente museus e galerias — hábito que manteve ao se mudar para os Estados Unidos. O contato com obras de mestres da pintura e de artistas contemporâneos foi determinante em sua trajetória. Entre suas principais influências, destacam-se o pintor francês Henri Matisse (1869-1954) e as correntes da action painting e da pop art norte-americana.
De 1965 a 1974, viveu no Rio de Janeiro, intercalando temporadas em Londres e Paris, cidade para onde retornou em 1974, permanecendo por mais três anos. Em 1977, fixou-se novamente no Rio de Janeiro, onde sua produção artística começou a ganhar maior projeção. Ao longo da década de 1980, participou das principais exposições do país, consolidando-se como um dos nomes mais expressivos da pintura contemporânea brasileira.
A produção de Guinle Filho, concentrada em seus últimos sete anos de vida, é marcada por um intenso dinamismo e pela complexa rede de referências aos movimentos artísticos modernos e contemporâneos. Foi um dos principais incentivadores da revalorização da pintura promovida pela Geração 80, grupo de jovens artistas que renovou a cena artística brasileira. Em 1984, participou da icônica mostra Como Vai Você, Geração 80?, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro. Além de integrar diversas exposições e eventos ligados a esse movimento, escreveu um ensaio para a edição especial da revista Módulo dedicada à mostra, refletindo sobre o contexto e as produções da nova geração de artistas.