artists

Learn about our artists, theirs artworks and biography

Find an artist by name

Couldn't find any artists for the specified filter. Please redo your search.

Santos Lopes (1948)

Santos Lopes
Add to Favorites
Get notified by e-email when there is new artworks from this artist.

Artist's Biography

Fotógrafo, professor e escultor nasceu em 1948, Abrantes, Portugal. Santos Lopes iniciou os seus estudos de arte na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Trabalhou na Europa, África e nos Estados Unidos onde frequentou Art Students League, em Nova Iorque. Seus trabalhos integram coleções em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Egipto, Brasil, Uruguai, Alemanha e diversos países africanos.

Chronology

Individual exhibitions

Exposições e Trabalhos
1975. Chega ao Brasil e fixa residência em São Paulo, onde desenvolve novas técnicas em cerâmica e bronze.
1978. Recebe no Brasil, o Prêmio Ademar da Costa e realiza exposição individual na National Art Center Galery, em New York.
1980/1982. Representa os escultores na II Bienal de Artes Plásticas, do Círculo Militar e Integra as mostras, "Brasil Arte Turismo Internacional", no Rio de Janeiro e a “International Art Exposition”, no New York Coliseum em Nova York. Participa ainda de exposições coletivas; no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, na Embaixada de Portugal em Brasília e no Museu de Arte de São Paulo da exposição "100 anos de Escultura no Brasil".
1983-1985. Retrospectiva no Museu da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Representa Portugal no evento "Encontros com a Cultura Portuguesa". Expõe individualmente nas Galerias Arte Aplicada (São Paulo) e Arte Pura (Rio de Janeiro) e em Brasília na Galeria Performance.
1989-1990. Individual “Bronzes e Mármores”, na Galeria Skultura (São Paulo), e participa da “12th Annual ARTEXPO New York", no Jovits Convention Center.
1991-1993. Individuais no Brasil no Museu de Arte Contemporânea de Campinas e na Alemanha, em Berlim, na Galeria Painen.
1994-1995. Individual “Fragmentos Poéticos – Fernando Pessoa”, na Galeria de Arte André, em São Paulo e em Campinas no Centro de Convivencia Cultural. Representa o Brasil na edição 94 do catálogo Kawaguchi Public Art, de Tóquio entre 23 escultores do mundo inteiro.
1998-2000. A pedido da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, faz o monumento “São Pedro Pescador”, para a cidade de Mongaguá. Um de seus trabalhos é escolhido pela Compaq Computer, para registrar a fabricação do milionésimo computador no Brasil. Faz em São Paulo, o “Monumento à Cultura Democrática”, em homenagem ao Governador André Franco Montoro.
2004-2006. Em Portugal realiza exposição na Galeria Municipal do Museu Regional de Sintra. Nas Galerias Municipais de Abrantes e do Centro Cultural da Câmara Municipal de Castelo de Vide lança sua nova série ”Releituras” (Esculturas e desenhos em tela) que expôe a seguir no Brasil, em São Paulo, na Galeria André.
2007/2009. Seus novos trabalhos “Releituras” são mostrados com uma individual em Espanha, no Museu Nacional de Caceres.
2010. Realiza em Lisboa a mostra “Santos Lopes – Bronzes e Releituras em tela” na galeria do MAC- Movimento Arte Contemporânea.
2011. Apresenta na cidade de Alba, em Italia, no Centro Cultural San Giuseppe, a mostra “Art Withoutborders”. Exposição de caráter conceitual que realizou em parceria com Lella Castelo Branco.
2013/2014. Em Portugal; apresenta exposições retrospectivas, com o lançamento simultâneo do seu Livro “Escultura - O Sonho e a Técnica”, na Bibiloteca Municipal de Abrantes e na Galeria Municipal de Castelo de Vide.
2017. Realiza a exposição “Esculturas em Bronze e Releituras em Tela”, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.

Fonte: http://www.santoslopes.com

artworks

See collection