Btn-close-sidemenu

artistas

Conheça nossos artistas, suas obras e biografia

Encontre um artista pelo nome

Octávio Araújo (1926 - 2015)

Octávio Araújo
Adicionar aos favoritos
Seja notificado por email quando tivermos novas obras deste artista.

Biografia do Artista

OCTÁVIO ARAÚJO [Octávio Ferreira de Araújo] (Pintor, desenhista, gravador, ilustrador) DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 22 de março de 1926 - Terra Roxa, SP FORMAÇÃO: 1939/1943 - São Paulo, SP - Estuda pintura no Instituto Profissional Masculino com os professores Edmundo Migliaccio e Giuseppe Barchita. LOCAIS DE VIDA 1934 - Muda-se com a família para São Paulo, SP 1952 - Rio de Janeiro, RJ 1960 - Leningrado (atual São Petersburgo) e Moscou (URRS) 1968 - São Paulo VIDA FAMILIAR 1961 - Moscou (URSS) - Casa-se com a professora, tradutora e intérprete, Klara Gourianova, com quem tem dois filhos: Kiril e Arinka

Cronologia

Exposições individuais

1950 - Paris (França) - Recebe, como ouvinte, aulas de gravura na Escola de Belas Artes e freqüenta o gabinete de Estampas e Desenhos do Museu do Louvre.

1952/1957 - Rio de Janeiro, RJ - Por indicação de Clóvis Graciano, trabalha como auxiliar de Portinari com quem aprende a disciplina e a consciência profissional. Ajuda-o na execução de diversos painéis - dentre eles, A Descoberta do Brasil, para o Banco Português, a série para a Igreja Matriz de Batatais (SP) - as maquetes de Guerra e Paz" para a sede da ONU em N.Y. e Cenas do Nordeste para os Diários Associados.

1957 - Rio de Janeiro, RJ - Recebe o Prêmio "Para Todos" de viagem à China, juntamente com Roberto De Lamonica (gravador).
1959 - São Paulo - SP - Obtém bolsa de estudo do Ministério de Cultura da URSS para se aperfeiçoar no Instituto Répin (antiga Academia Real de Belas Artes de São Petersburgo).
1961 - Moscou (URSS) - Ingressa no Instituto Poligráfico de Moscou.

obras